Grilos Informação
Nome: Grilo. Há duas espécies de grilos que servem como alimento vivo e são conhecidos como Grilos Castanhos(comuns) e Grilos Pretos (ou africanos).
Nome científico: Grilo castanho (Acheta domesticus) e Grilo preto (Gryllus bimaculatus).
Longevidade: os grilos têm uma esperança de vida muito curta, cerca de 8 semanas, e demoram apenas cerca de 2 a 3 semanas a tornarem-se reprodutores. Este curta esperança de vida é o único inconveniente de manter uma colónia de grilos; por essa razão os animais mortos devem ser retirados o mais rápido possível para evitar que os vivos comam os restos mortais e apanhem doenças, daí a importância de uma manutenção regular.
Os benefícios de grilos enquanto alimento
Os grilos são apetecíveis para os reptéis, anfíbios e invertebrados pois são nutritivos e uma boa adição à dieta. É também benéfico para o trânsito intestinal dos reptéis, são extremamente nutritivos e benéficos para a saúde geral do seu animal exótico. São igualmente bons para polvilhar com vitaminas e cálcio antes de serem dados ao animal.
Os diversos patamares de vida dos grilos oferecem uma larga variedade de oferta para o reptil; os grilos “cabeça de alfinete” são bons para animais bebés ou de porte mais pequeno, enquanto que os adultos são bons para animais já crescidos ou de maior porte.
Os grilos são fáceis de manter e baratos, o que os tornam uma escolha para alimentação. A única desvantagem dos grilos é a sua curta longevidade.
Os grilos pretos são mais barulhentos, especialmente na idade adulta, portanto se preferir uma colónia mais silenciosa opte pelos grilos castanhos.
Colónia de grilos
Os grilos podem ser mantidos numa caixa especial (vendida em lojas de reptéis ou na internet), ou numa caixa de plástico, funda, com ventilação. Os grilos não trepam superfícies lisas, por isso tenha a certeza que as paredes da caixa são lisas.
A ventilação da caixa pode ser um orifício cortado com uma tesoura e tapado com algum pano fino ou algumas meias velhas. Não é necessário nenhum substrato, o que facilita o processo de limpeza.
Necessitam de lugares para se esconder, por isso caixas de ovos são uma boa solução, pois ajuda-os a sentirem-se seguros.
A caixa deve ser mantida num local seco e com um ciclo normal de luz, com cerca de oito horas de noite, se possível.
Se optar por ter grilos pretos é necessário também que os coloque num local onde o barulho não incomode, uma vez que tem tendência a piar quando são adultos.
Alimentação dos grilos
Os grilos comem praticamente tudo, mas se são para alimentar o seu animal é inteligente forneceres-lhes uma boa alimentação. Alimentos secos - como aveia, farelo de trigo, flocos e comida de peixe devem estar sempre disponíveis e devem ser complementados com vegetais frescos. A variedade é o melhor, mas as batatas e as cenouras são os alimentos preferidos. Também pode utilizar alimentos com teor elevado de proteínas como comida seca de cão ou de gato – cortada aos pedaços ou esmagada.
Pode adicionar vitaminas e cálcio à comida seca, mas os reptéis necessitam sempre de bastante, portanto pode adicionar à comida e depois aos grilos.
Não é necessário colocar nenhum recipiente com água, pois são capazes de receber a água que necessitam através dos alimentos que ingerem, por isso laranjas, maçãs e alfaces devem fazer também parte da dieta. Contudo se achar melhor fornecer-lhes água a melhor solução é ensopar uma esponja ou um pouco de algodão e colocar na caixa. Nunca se deve colocar nenhum recipiente pois podem afogar-se. A água deve ser de preferência engarrafada e com níveis mínimos ou inexistentes de cloro.
Temperaturas
Os grilos devem ser mantidos entre os 25ªc e os 30ºc. Apesar de conseguirem sobreviver a temperaturas mais baixas, não se vão reproduzir com tanta facilidade. O calor pode ser fornecido através de um tapete de aquecimento, mas se não tiver podem ser colocados numa espécie de aquário com tampa e utilizar luzes de cerâmica ou aquecimento para o efeito.
As temperaturas também podem ser benéficas para o seu reptil na hora da alimentação, se preferir pode arrefecer um pouco os grilos, pois ficarão menos enérgicos e logo mais fáceis de apanhar pelo seu animal.